ACEMT_versoes_simbolo-14.png

A ACEMT (Associação Cultural e Educacional Madre Teresa) é uma associação sem fins lucrativos que tem a missão de construir programas sociais ligados à promoção de Cultura e Educação para comunidades em situação de vulnerabilidade.

Fundada em 2014, a ACEMT tem como atuação central a atividade de mantenedora da Escola Madre Teresa, que oferece ensino gratuito e de qualidade a 120 crianças da zona rural de São José dos Campos, da Educação Infantil ao 5º ano do Ensino Fundamental I.

 

Na zona rural, os desafios da Educação são grandes, e a evasão escolar é muito alta.  Segundo o Ministério da Educação (MEC), o tempo médio de escolaridade de uma criança da zona rural corresponde à metade do tempo de escolaridade de uma criança da zona urbana. 

 

As distâncias físicas são grandes na zona rural, e as oportunidades de socialização das crianças acontecem primariamente na escola. É nesse ambiente que elas fazem amigos, têm acesso à cultura e ao lazer e recebem atendimentos na área da saúde e de apoio social. Além disso, para muitas, a principal refeição do dia é a oferecida nesse ambiente.

Na ACEMT, acreditamos que "Para toda criança, uma oportunidade justa" e, por isso, lutamos para garantir o direito de acesso à educação, à cultura, ao esporte e ao lazer.