top of page

Contexto Social

Escola Madre Teresa do alto - antes da quadra.png

Sabemos que o futuro das próximas gerações é responsabilidade de todos. Assim, o compromisso de investir na Educação possibilita condições dignas de aprendizado para todas as crianças. No ano 2000, foram traçados pela Organização das Nações Unidas (ONU) os objetivos de desenvolvimento do milênio e, dentre suas questões, uma das principais é oferecer Educação Básica de qualidade a todos.

A Constituição Brasileira evidencia que a Educação é direito de todos e dever do Estado e da família, e será promovida e incentivada com a colaboração da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, ao preparo dela para o exercício da cidadania e à sua qualificação para o trabalho.

 

Como garantir Educação de qualidade na zona rural?

 

Na zona rural, a evasão escolar é muito alta.  Segundo o Ministério da Educação (MEC), o tempo médio de escolaridade de uma criança da zona rural corresponde à metade do que o de uma criança da zona urbana. Além disso, de acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), cerca de 35.000 escolas rurais foram fechadas no Brasil desde 2004, representando uma queda de 35,5% na oferta de ensino às crianças do campo e uma redução de aproximadamente 2 milhões de estudantes no Brasil.

bottom of page