Acemt
  • Estr. do Jaguari, 11500, Km 11 - CEP 12214-505 - Bairro Jaguari - São José dos Campos/SP
  • Seg-Sex: 9h-17h

O que é a Escola Madre Teresa?

Alguns aspectos importantes sobre a Escola Madre Teresa:

  • Única escola particular e gratuita do estado de São Paulo
  • Educa mais de 120 alunos por ano do Infantil III ao 5º ano do Ensino Fundamental I
  • Há 57 anos em funcionamento
  • Formou mais de 5mil alunos
  • Serve mais de 42mil refeições por ano
  • Possui o Sistema de Ensino Poliedro

Onde é localizada a Escola Madre Teresa?

A escola é localizada na zona rural, afastada do centro urbano de São José dos Campos-SP, interior do estado de São Paulo.

Estrada do Jaguarí, 11500, km 11

12214-505, Bairro Jaguari

São José dos Campos – SP

Qual a história da Escola Madre Teresa?

Escola Madre Teresa foi fundada há 57 anos, em 21/04/1959, pelo IPMMI (Instituto Pequenas Missionárias de Maria Imaculada). Inicialmente obteve ajuda da Prefeitura local, sendo mais tarde assumida pelo Estado e em fins de 1996, voltou à responsabilidade do IPMMI.

A Escola sendo a única no bairro é uma unidade de Ensino particular e filantrópica, atendendo gratuitamente até 120 crianças provindas em sua maioria de famílias que se encontram em situação de vulnerabilidade social – em nível de Educação Infantil e Ensino Fundamental do 1º ao 5º ano.

A administração da mesma era composta pelas religiosas do próprio Instituto IPMMI que atuavam em tempo integral, sem nenhum vínculo empregatício. A Escola tem uma parceria com a Prefeitura Municipal de São José dos Campos no tocante ao transporte e alimentação dos alunos. Em sua proposta pedagógica, oferece aos alunos a oportunidade de desenvolver suas habilidades e competências por meio das disciplinas e projetos pedagógicos, como o projeto ambiental e o laboratório de informática construído com o projeto contemplado em 2011 no Programa Parceria Social do Instituto Embraer e outros colaboradores. Há 56 anos a escola educa as crianças do bairro.

Mas, com o passar dos anos, as múltiplas atividades na Congregação e o número reduzido de noviças exigiu a contratação de professoras leigas; além disso, as atuais tendências educacionais e administrativas, visando a melhoria do ensino, tornaram-se mais exigentes, e com dificuldade tinha sido conciliadas com os recursos (humanos e financeiros) que o IPMMI estava na época, para oferecer um serviço educacional de qualidade para os atendidos. Aliado a isso, o mesmo Instituto estava passando por um momento delicado de revisão de suas Obras, dedicando grande atenção àquelas que são seu foco e que estão diretamente ligadas ao carisma: a saúde.

Por isso, no ano 2013, após analisar cuidadosamente a situação da Escola Madre Teresa e entendimentos com a Secretaria Municipal de Educação, o Conselho Geral do IPMMI decidiu que o mesmo Instituto estaria encerrando suas atividades na área da Educação em dezembro de 2014.

Percebendo a necessidade de manter o atendimento à comunidade do Jaguari, em diálogo com o Governo Geral da Congregação das Pequenas Missionárias, um grupo de corajosos amigos que já ajudavam indiretamente há anos essa mesma escola, se dispôs a assumir como mantenedor, respondendo por toda a administração da Escola Madre Teresa.

O grupo denominado ACEMT – Associação Cultural e Educacional Madre Teresa teve o apoio da ex-mantenedora para essa iniciativa corajosa que visa principalmente o bem das 125 crianças que passam por ali todo ano no ensino fundamental, com a marca de uma educação integral e de qualidade.

Assim foi criado o Programa Social Escola Madre Teresa.

Apesar da Escola Madre Teresa estar em funcionamento e ter sido considerada uma referência no estado de São Paulo, a ACEMT tem tido dificuldade em captar recursos financeiros para a continuidade do Programa Social Escola Madre Teresa.

Em jan/17 o Globo Rural fez uma reportagem sobre a ACEMT e a escola, que reconheceu todo o esforço que têm sido feito pela educação escolar e apoio à comunidade, na zona rural. Veja a reportagem, clicando aqui

Ajude-nos a manter vivo os sonhos dessas crianças, adote um sonho, doe pela educação clicando aqui.