Acemt
  • Estr. do Jaguari, 11500, Km 11 - CEP 12214-505 - Bairro Jaguari - São José dos Campos/SP
  • Seg-Sex: 9h-17h

Programa Social Escola Madre Teresa

Em 2014, a ACEMT criou o seu primeiro Programa Social, chamado Programa Social Escola Madre Teresa.

Qual o principal objetivo do programa?

Manter e evoluir as atividades e benefícios trazidos pela Escola Madre Teresa, para as crianças e adolescentes, proporcionando ensino escolar de qualidade, diminuição da evasão escolar rural e suporte social para as crianças e a comunidade em que vivem.

Quais os benefícios?

Por meio de vários projetos que têm sido elaborados e implementados, o programa tem trazido os seguintes benefícios:

  • Educação Escolar para crianças em vulnerabilidade: Proporciona a educação escolar do Infantil III ao 5º ano do Ensino Fundamental I para mais de 120 alunos/ano da comunidade da zona rural em situação de vulnerabilidade;
  • Diminuição de evasão escolar rural: Mantendo escolas nas zonas rurais, minimiza-se a evasão escolar das crianças que ali vivem, aumentando as chances desses jovens continuarem seus estudos, se formarem profissionalmente e, consequentemente, terem mais condições para conseguirem melhores empregos. Segundo o Inep/MEC, 20% da população do país encontram-se na zona rural e o tempo de escolaridade dessa população é quase 50% menor que a da zona urbana (8 anos de estudo na zona urbana contra 4,8 anos de estudo na zona rural). Dessa maneira, com poucas escolas rurais, vários fatores contribuem para essa evasão escolar, que vão desde a grande distância entre casa (zona rural) e escola (zona urbana), não adaptação dos alunos aos regulamentos dos colégios, tipo de alimentação, falta do perfil do curso e costumes. Em relação à infraestrutura, as escolas rurais também estão em desvantagem. Enquanto na área urbana 58,6% dos estabelecimentos de ensino têm biblioteca, essa é a realidade em apenas 5,2% das escolas do campo. O mesmo cenário é verificado quanto aos laboratórios de informática (27,9% e 0,5%), microcomputadores (66% e 4,2%) e laboratórios de Ciências (18,3% e 0,5%).
  • Suporte social para as crianças e comunidade: Além da educação escolar, contribuições sociais importantes têm sido realizadas, como suporte odontológico aos alunos e inclusão digital por meio de aulas de informática.

O que é a Escola Madre Teresa?

Alguns aspectos importantes sobre a Escola Madre Teresa:

  • Única escola particular e gratuita do estado de São Paulo
  • Educa mais de 120 alunos por ano do Infantil III ao 5º ano do Ensino Fundamental I
  • Há 57 anos em funcionamento
  • Formou mais de 5 mil alunos
  • Serve mais de 42 mil refeições por ano
  • Possui o Sistema de Ensino Poliedro

Onde a Escola Madre Teresa é localizada?

A escola está localizada na zona rural de São José dos Campos (SP) e afastada do centro urbano.

 

Apesar de a Escola Madre Teresa ser considerada uma referência no Estado de São Paulo, a ACEMT tem tido dificuldade em captar recursos financeiros para dar continuidade ao Programa Social Escola Madre Teresa.

Estrada do Jaguarí, 11500, km 11

12214-505, Bairro Jaguari

São José dos Campos – SP

Em Janeiro de 2017, o Globo Rural fez uma reportagem sobre a ACEMT e a escola, reconhecendo todo o esforço que tem sido feito pela educação escolar e apoio à comunidade da zona rural. Veja a reportagem clicando aqui.

Admin

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *